A prefeitura de Vera (80 km de Sinop) espera para hoje resposta de donos de uma fazenda sobre a negociação de 70 hectares destinados a instalação de um frigorífico de suínos. Os contatos iniciaram em dezembro e o prefeito Moacir Giacomelli (PR) informou hoje, ao Só Notícias, que o prazo final dado pelo grupo investidor (empresários de São Paulo, Santa Catarina e Vera) termina hoje.
A área pretendida fica nas proximidades da BR-163 no trevo de acesso a Vera, bem próxima das divisas com municípios de Sorriso e Sinop. Os donos da fazenda descartaram esta área e ofereceram outras duas que ficam a alguns quilômetros. Mas o grupo que pretende montar o frigorífico não aceitou as duas alternativas. Os 70 hectares seriam comercializados por aproximadamente R$ 1,6 milhão.
“Se não comprarmos esta área vamos perder o investimento para outro município e isso será um desastre para Vera. Não podemos nem pensar em perder este frigorífico. Serão 200 empregos diretos. Estes investimentos vão fortalecer e muito nossa economia. Para Vera, o frigorífico será uma grande empresa. Para as outras cidades da região, maiores e mais fortes econômicamente, será mais uma empresa”, disse Giacomelli. “A prefeitura assumiu compromisso de pagar o valor de mercado destes 70 hectares. A fazenda deles é grande e eu até dei garantia pessoais minhas para fechar o negócio”, acrescentou.
O prefeito disse que o grupo empresarial pretende ter uma planta com capacidade para abater 3 mil suínos/dia. Inicialmente, abaterão mil com projeção de gerar 200 empregos diretos. O valor dos investimentos não foi confirmado.
Giacomelli lembra que, em dezembro, houve “reunião com o governador, os donos da fazenda e investidores. Blairo manifestou apoio político para o frigorífico se instalar em Vera”. O município tem a agricultura e o setor madeireiro como principal base econômica.
Outro lado
O advogado dos fazendeiros, Walmir Machiavelli, informou ao Só Notícias, que as conversações continuam, as propostas estão sendo avaliadas e hoje deve ser tomada decisão.