A Confederação Nacional dos Municípios fez um estudo voltado para o cálculo do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) comprovando que muitos municípios brasileiros melhoraram significativamente sua performance na área social desde 2002. O município de Vera (80 km de Sinop) é o 17º colocado entre mais 5 mil cidades brasileiras pesquisada. São avaliadas a área fiscal, nível de endividamento, suficiência de caixa, gasto pessoal e superávit primários, além das áreas de gestão, social, saúde e educação.
Vera é um município pequeno e com cerca de 10 mil habitantes e em 2006 arrecadou cerca de 14 milhões de reais dos quais 15,68% foram investidos em saúde e 33, 41% em educação. Em 2005, os investimentos da prefeitura também ficaram acima dos exigidos por lei em 2007 os investimentos em educação ficaram em 34,80% e saúde no patamar de 18,36%.
“Já ouvimos críticas dizendo que a prefeitura só administrava a folha de pagamento e hoje todos podem ver que o que fizemos foi inaugurar uma nova forma de administração pública”, desabafa o prefeito José Nilton dos Santos. “Agora, estamos colhendo o fruto de nossa seriedade, honestidade e podemos nos orgulhar disso”, conclui o prefeito Niki.