PUBLICIDADE

Vera comemora 42 anos de fundação neste final de semana

PUBLICIDADE

O município comemora, no próximo domingo (27), 42 anos de fundação. A história da cidade começou quando o colonizador Ênio Pipino deu início a implantação no dia 27 de julho de 1972. No entanto, a emancipação política e administrativa aconteceu somente no dia 13 de maio de 1986, ou seja, há 28 anos.

Pipino quis homenagear com nomes de mulheres as cidades que ele fundou como é o exemplo de Santa Carmem, Cláudia e Vera, com exceção de Sinop, que é a sigla da empresa povoadora – Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.

Coincidentemente, dois diretores da colonizadora tinham sobrinhas com o nome de Vera, mas, segundo um antigo funcionário da companhia, não se tratou de homenagem familiar. Ocorreu que a empresa não pretendeu seguir a tradição toponímica brasileira, que normalmente dá nomes de santos do dia, indígenas, acidentes geográficos ou vegetais aos sítios urbanos.

A cidade pertencia a Sinop até 1986. Em 1995, teve parte do território desmembrado, que deu origem ao município de Feliz Natal. Atualmente, Vera possui uma área de 2.989,11 km² e, de acordo com dados de 2013 do IBGE, conta com 10.561 habitantes. A economia se baseia no cultivo de grãos, pecuária bovina e suína e extração vegetal. O padroeiro da cidade é São Judas Tadeu, comemorado no dia 28 de outubro.

Os ex-prefeitos foram José de Lima Cavalcante (1986-1988), Oraci João Bianquini Moro (1989-1992), Dorlei Rodrigues de Freitas (1993-1996), Isani Luiza Konerat (1997-2000 e 2001-2004), José Nilton dos Santos (2005-2008), Moacir Luiz Giacomelli (2009-2012). O atual gestor é Nilso Vigolo.

Entre as famílias pioneiras da cidade se destacam, Armando Machado, Paulino Yamachita, Silvério Boeing, Adolfo Martins (in memoriam), Valdemar Petri (in memoriam), Olímpio Giacomelli (in memoriam), Pedro de Souza (in memoriam) e Oraci Moro, entre outras famílias. "Esta famílias construíram sua vida aqui e uma história muito bonita. Hoje podemos dizer que temos uma cidade bem mais estruturada do que a época vivida por cada um. Tem muito mais a melhorar, mas quero lembrar das pessoas que trabalham, lutam e amam esta cidade", comentou o atual prefeito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE