Várzea Grande está ampliando os investimentos no setor de saúde pública. Serão R$ 5 milhões, entre novas obras e aquisição de equipamentos, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal. A Unidade Básica de Saúde do bairro Construmat terá 267 metros quadrados e vai contar com 17 ambulatórios. Já a UBS do bairro Eldorado será construída em uma área de 359,85 metros quadrados e terá 20 ambulatórios. Ambas unidades terão as mesmas especialidades em Clínica Geral, Ginecologia/obstetrícia, Pediatria e Enfermagem.
A prefeitura informa que a economia estimada é de 10% no valor total nas quatro obras, “do preço inicial das quatro licitações referentes as obras físicas, mais equipamentos e mobiliário economizamos meio milhão de Reais, ou 10% do total que será investido em prol da população e de um serviço de qualidade melhor na saúde pública”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos durante solenidade em que autorizou as obras de reforma geral da Policlínica Moacir de Lannes no Jardim Glória II e da retomada das Unidades Básicas de Saúde – UBS no Construmat e no Jardim Eldorado, além da nova sede do Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Insumo – CADIM.
Segundo a prefeita, todos estes investimentos na saúde pública fortalecerão ainda mais as ações de Atenção Básica, agregando uma melhora na assistência tanto no aspecto estrutural como também na organização dos serviços, oferecendo espaço mais adequado para a população. “Estamos retomando obras das unidades que estavam paralisadas, o que vai proporcionar uma evolução no atendimento das famílias que moram nessas regiões, sem contar que vai desafogar o atendimento das unidades que promovem a urgência e emergência que é o Hospital Pronto Socorro e a UPA IPASE. A Rede do Sistema Único de Várzea Grande está fortalecida e também estará mais abastecida, tudo para atender bem a nossa população”, afirmou, através da assessoria.
O CADIM que é o Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Insumos. A gestora lembra que a Policlínica Moacir de Lannes é a sexta unidade a ser contemplada com a reforma geral, o que vai proporcionar depois das obras executadas uma maior abrangências nos serviços prestados, além de uma melhor acomodação dos pacientes, e um ambiente mais confortável para todos os que integram o corpo de servidores da unidade. “Hoje todas as policlínicas de Várzea Grande estão estruturadas e bem equipadas para melhor atender a nossa população”, reafirmou.
Também fazem parte da estrutura serviços de auxiliar de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE), farmacêutico, além de equipes de Saúde Bucal, Cirurgião Dentista e Auxiliar de Saúde Bucal.
Já a nova sede do Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos e Insumo irá garantir o acondicionamento e manutenção dos medicamentos e insumos adquiridos pelo município, dentro dos padrões e com uso de tecnologia.