A prefeitura está entregando filtros de barro ara 60 famílias residentes no Distrito de Limpo Grande, em ação idealizada pelas secretarias de Assistência Social do Estado e do município em parceira o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras coordenado pela primeira-dama e promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat.
“Escolhemos esta importante comunidade para darmos início a esta primeira entrega de filtros que serão distribuídos a milhares de outras famílias de nosso município. Esses filtros são produtos importantes e que contribuem para a saúde pública. Nossos antepassados eram muitos sábios porque eles já utilizavam esse processo de purificação da água. Hoje esse utensílio tem a sua eficácia comprovada e atestada por especialistas”, disse Kika.
Ela reforçou a participação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e da primeira-dama, Virgínia Mendes, na condução desse auxílio que proporciona às famílias mais carentes, água tratada e mais qualidade de vida.
“É recorrente a nossa presença e da primeira-dama de Mato Grosso em Várzea Grande e no Limpo Grande para demonstrar nossa preocupação e atuação em prol da população e da cidade.
Assim como os moradores do distrito de Limpo Grande, famílias residentes na localidade de Praia Grande, Parque das Estações, Pai André, Vila Operária, Santa Maria, Monte Castelo e Pireneu também irão receber os purificadores de água.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 90% das doenças adquiridas pelos seres humanos ao longo de sua vida são decorrentes da não ingestão de água potável, sendo que nos primeiros anos de vida, essas doenças são a grande motivação de óbitos infantis. Considerado um dos produtos mais eficientes no processo de impureza e limpeza da água, o bom e velho filtro de barro continua sendo utilizado pelas famílias, que mantêm a tradição de ter em casa um fornecedor de água potável limpa e segura. Uma pesquisa internacional mostra que os filtros à vela, aquelas câmaras de filtragem de cerâmica, são muito eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
A informação é da assessoria.