Várzea Grande vai priorizar um nível de excelência para os alunos da rede pública municipal que já são avaliados através de provas como do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, da Prova Brasil e da Provinha Brasil que são aplicadas pelo Ministério da Educação através do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB do Instituto Nacional de Estudso e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Para atingir o nível pretendido, a rede municipal vai integrar ainda mais toda a comunidade escolar e os pais de alunos, controlar de perto a lição de casa oferecendo aulas de reforço, incentivar e estimular os professores e aproveitar parcerias com os Governos Estadual e Federal, medidas está adotada pela secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Várzea Grande e que já refletem positivamente no desempenho escolar dos alunos.
A prefeita Lucimar Campos reafirmou que "os recursos aplicados na Educação Pública em Várzea Grande e que superam o mínimo legal de 25%, tem obrigatoriamente que apresentar resultados positivos e isto somente será possível se os nossos alunos obtiverem uma formação melhor que os prepare para o futuro e para o mercado de trabalho”, disse. Ela lembrou que o setor educacional está recebendo este ano mais de R$ 100 milhões em investimentos e não é apenas em obras de sete novas escolas (quatro municipais e três estaduais que estão criando 5 mil novas vagas), mas em várias ações educacionais e efetivamente importantes como o fato da capacitação dos professores.
“A nossa preocupação é aumentar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de nossos alunos, e para que isso aconteça é necessário o envolvimento da comunidade escolar como um todo, principalmente, no acompanhamento diário de nossos diretores e coordenadores. Esta é uma missão que temos cobrado sistematicamente. O acompanhamento de perto de todas as ações e serviços que estão sendo implantadas no setor educacional para que isto reflita positivamente no resultado final, que é dar uma educação de qualidade e aperfeiçoar as práticas pedagógicas”, concluiu.
A informação é da assessoria.