PUBLICIDADE

Vara de Conflitos Agrários será instalada em 30 dias em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Integrantes de organizações sociais envolvidas na luta pela terra em Mato Grosso (MST, MTA, Comissão Pastoral da Terra, e a Fetagri) entregaram ontem, na Assembléia Legislativa, um documento solicitando apoio do presidente da casa, deputado Sérgio Ricardo e demais parlamentares, para que o Executivo sancione o projeto de lei 29/07, instituindo a criação da Vara Especializada de Conflitos Agrários.

Sérgio Ricardo anunciou que num prazo de 30 dias a vara será instalada. A garantia, segundo ele, foi dada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa. De acordo com o projeto, a instalação da vara vai disponibilizar o trabalho de juízes especializados para assentados em Mato Grosso.

Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), comprovam que os quatro movimentos (Movimento dos Sem-Terra, Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados, Comissão Pastoral da Terra e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado) juntos possuem cerca de 150 acampamentos em todo o Estado, somando aproximadamente 25 mil famílias.

O deputado Zé do Pátio lembrou ainda que, caso sancionada a proposta, a vara vai unificar os processos de conflitos agrários e as causas serão julgadas por juízes especializados no assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE