O PSB tem um plano B guardado para a eventual desistência do empresário Mauro Mendes em não disputar as eleições municipais em Cuiabá. A opção inicial seria pelo nome do deputado federal e presidente do partido no Estado, Valtenir Pereira, que em 2008 disputou as eleições, ficou de fora do 2º turno e apoiou o então candidato do Partido da República, Mauro Mendes.
Deste apoio somado a derrota para o então prefeito Wilson Santos (PSDB) que se reelegeu, acabou se criando a relação do empresário com os socialistas a ponto de no final de 2009, Mauro Mendes deixar o PR e migrar para o PSB para disputar em 2010 o governo do Estado. A segunda opção do PSB, seria indicar um candidato a vice em alguma chapa de aliados que ainda não se confirmaram, mas estão colocadas dentro do processo eleitoral.
Valtenir Pereira, no entanto, tem nos encontros do partido, principalmente em Cuiabá, deixado claro que sem candidato o PSB não fica e que disputar as eleições é essencial para uma sigla que deseja se consolidar enquanto grande agremiação, se insinuando como possível candidato diante da desistência de Mauro Mendes que vive um dilema interno entre disputar uma terceira vez e carregar o estigma de perdedor ou se preservar de olho em um vácuo em 2014.
Toda essa movimentação de bastidores é decorrente da protelação do empresário Mauro Mendes em se colocar como candidato. Antes ele ponderava que sua decisão sairia até abril e agora remete a decisão para o prazo final estabelecido pelo seu próprio partido que é em junho. Pela legislação eleitoral, os partidos ou coligações tem até 30 de junho para realizarem as escolhas e definições de candidatos.
Os líderes do Movimento Mato Grosso Muito Mais (PSB/PDT/PV e PPS) antes convictos de que Mendes é o candidato natural do grupo pelas suas duas participações nas eleições de 2008 e 2010, onde mesmo derrotado teria obtido vitórias políticas na massificação de seu nome, já não coadunam da mesma opinião, ou seja, alguns já defendem que ele deveria se preservar para 2014 na sucessão de Silval Barbosa e exercitar em 2012 e 2013 a política partidária construindo base sólida para então disputar em igualdade de condições o governo do Estado contra qualquer outro nome.
Valtenir que se encontrava em Rondonópolis, articulando, segundo ele, o partido para as eleições municipais, voltou a frisar que o PSB não tem plano B e que nas últimas conversações com Mauro Mendes, o mesmo reafirmou sua disposição em disputar as eleições deste ano como cabeça de chapa em Cuiabá. "O PSB nacional coloca Cuiabá entre as capitais com reais chances de vitória do partido", frisou o evasivo, Valtenir Pereira reafirmando acreditar na candidatura de Mauro Mendes.
Ele disse que suas pretensões políticas estão voltadas para 2014 quando pretende disputar a eleição para o Senado da República. Como nesta disputa existe apenas uma vaga de senador, a disputa se equipararia a do governador do Estado.