O prefeito Marino Franz recebe, hoje à tarde, em Lucas do Rio Verde, toda a equipe de engenharia da Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, que fará mais estudos e levantamentos técnicos sobre o terminal de cargas, que será construído. "Iremos fazer é mostrar o potencial da região. A importância e a necessidade da instalação do terminal ferroviário. O terminal já passou a ser uma questão de engenharia. O prefeito não traça rota e nem define local. Nós fizemos a parte política. Daqui para frente entra a parte técnica", explicou Marino.
Para licitar a obra é necessário projeto básico e um projeto executivo. "O estudo do trecho de Água Boa a Campinorte está bem adiantado. Nós queremos terminar o projeto de Água Boa a Lucas do Rio Verde, até a metade do ano, para que as obras iniciem, ainda este ano" informou o prefeito. Ele disse estar confiante que a ferrovia (ligando Goiás-Mato Grosso- Porto Velho) será construída dentro do prazo estabelecido, devendo ser concluída no final de 2014. "Pela experiência que a Valec tem na construção de ferrovias, eu acredito plenamente na conclusão da obra dentro do prazo previsto. A velocidade da construção vai depender especialmente de dois fatores. Primeiro, a garantia de que o Governo Federal não irá deixar faltar recursos. O segundo é a questão ambiental. Nós já encontramos a primeira dificuldade nessa questão. Apesar de todos os cuidados com o meio ambiente, esqueceu-se que a ferrovia tem que passar 10 quilômetros longe de reservas indígenas. Na região de Água Boa, a ferrovia iria passar três quilômetros distantes da reserva e, em função disso o traçado teve que ser mudado. O problema é que a FUNAI terá que dar sinal verde para que a mudança aconteça. Muitas vezes a FUNAI se nega a liberar porque os interesses em criar novas reservas indígenas são bastante grandes. A partir do momento em que se criam novas reservas, cria-se um monte de dificuldades para que não saiam os empreendimentos", afirmou Marino. "O exemplo é a rodovia 158 que era para estar concluída há bastante tempo. Eu não tenho dúvidas que a ferrovia irá sair porque é uma obra importante para a nação brasileira. O mundo precisa de alimentação, precisa de transporte mais barato e a ferrovia norte-sul é prioridade para isso", concluiu.
O terminal de cargas em Lucas deve armazenas grãos e demais produtos da região Norte para serem escoados pela ferrovia até Rondônia, via Porto Velho, e de lá, para o exterior. Maior redução de custos de frete e agilidade no transporte estão entre os aspectos positivos para o setor produtivo com a construção da ferrovia que terá mais de mil km de extensão.