As indicações dos próximos dois conselheiros do Tribunal de Contas do Estado é o principal assunto de hoje nos bastidores políticos da Assembléia e do governo. A sabatina do deputado Humberto Bosaipo e do secretário de Fazenda, Waldir Teis, pode ocorrer esta noite. No final da tarde, haverá uma reunião do colégio de líderes da Assembléia, para discutir os encaminhamentos. Devido o mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público contra a indicação de Bosaipo -alegando que ele é “inidôneo” pois responde cerca de 50 processos, alguns sobre improbidade administrativa- existe a pequena possibilidade da sabatina ser adiada.
No Tribunal de Justiça, já foi definido que o desembargador Licínio Stefani é o relator. Ainda não está confirmado se ele responde hoje ou amanhã o pedido do MP para “barrar”a ida de Bosaipo para o Tribunal de Contas do Estado.
O governo estadual fez intensa pressão em diversos deputados, nas últimas semanas, para emplacar o secretario de Fazenda, Waldir Teis, em uma das vagas. “Blairo e Silval tem pressionado muito para aprovar Teis”, disse, ao Só Notícias, um deputado da base governista. Mesmo tendo oposição de pelo menos 5 deputados, incluindo alguns da bancada de sustentação, a tendência é que o nome de Teis seja aprovado.
O deputado José Domingos Fraga Filho disse hoje que abriu mão de ser candidato a conselheiro, porém foi taxativo em dizer que para a próxima vaga ele está “no páreo” concorrendo ao cargo no TCE. Em 2010 está prevista a aposentadoria de Ary Campos.
Hoje, se apresentaram Julio Campos e Ubiratan Spinelli. Julio deixa sua vaga no TCE para Teis com compromisso de ter apoio do grupo de Blairo para disputar a prefeitura de Várzea Grande ano que vem.
O secretário Augostinho Moro e o presidente da MT Fomento, Eder Moraes, são alguns nomes cotados para suceder Teis, na Sefaz.
Leia mais
Saída de Julio e Tom do TCE muda composição no governo e Assembléia