Após conhecer as dependências, maquinários e funcionamento de uma empresa de alimentos em Nova Mutum, o ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), o governador Blairo Maggi e comitiva almoçaram no município. Neste momento, Maggi apresenta a Unger a praça de pedágio na MT-235 que liga Mutum à Santa Rita do Trivelato, entregue no último dia 10 de julho.
Em seguida, a comitiva segue o estradeiro para Lucas do Rio Verde onde participa de reunião com produtores rurais integrantes do programa Lucas Legal e visitam o Distrito Industrial para conhecer projetos e empreendimentos desenvolvidos no local.
Seguem junto a comitiva que acompanha a visita do ministro, o vice-governador Silval Barbosa, os secretários de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, e de Planejamento e Coordenação Geral, Yenês Magalhães, o coordenador do MT Regional e presidente da Associação dos Municípios Mato-grossenses, José Aparecido (Cidinho), e os senadores Giberto Goellner e Serys Slhessarenko.
Lucas Legal é uma aliança única no Brasil para tornar o município o primeiro a ter todas as propriedades rurais regularizadas do ponto de vista do Código Florestal, transformando Lucas do Rio Verde num dos únicos municípios do país sem passivos sócio-ambientais no setor agropecuário, sem problemas trabalhistas e de uso correto e seguro de agroquímicos. Iniciativa da Prefeitura de Lucas e da The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos e entidades.