A União das Entidades (Unesin) está fazendo campanha para incentivar os eleitores, que passaram a residir em Sinop, à transferirem seus títulos para o município. Com o lema, “quem mora em Sinop, vota em Sinop”, a iniciativa busca o fortalecimento eleitoral e proporciona eleger mais representantes na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, por exemplo. Atualmente, Sinop tem 100 mil eleitores aptos a votar em outubro, é o maior colégio eleitoral do Nortão e o 4º maior de Mato Grosso.
“Essa é apenas a primeira parte da campanha e vai até 4 de maio (prazo estipulado pela justiça para transferência de domicílio). Próximo às eleições vamos fortalecer a importância em votar nos candidatos da região, logo após, faremos uma campanha contra a abstenção. Na última eleição, foram aproximadamente 28 mil cidadãos que deixaram de votar para prefeito e vereador”, explicou, ao Só Notícias, o presidente da Unesin, Carlos Fonseca.
Em março, mesmo com a semana do jovem eleitor, apenas 1.148 títulos foram emitidos. Os adolescentes que fizerem 16 anos até o dia 2 de outubro tem até o prazo no dia 4 de maio para obter o documento.
Outro problema que vem sendo enfrentado, é a quantidade de títulos cancelados que ainda não foi regularizada. Além de pagar a multa, é necessário que seja solicitada a revisão do título eleitoral para que seja ativado novamente e o eleitor vote em outubro para presidente, governador, senador e deputados.
Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) nas eleições de 2018 havia 18 mil títulos cancelados, em janeiro deste ano ficaram inativos quase 13 mil. “Em janeiro, nós tínhamos 98 mil eleitores aptos à votar, de lá pra cá, com ajuda da campanha de regularização, já temos aproximadamente 101 mil cadastros ativados no site do Tribunal Regional Eleitoral”, completou Carlos Fonseca.
O cartório eleitoral, ao lado do fórum, tem plantão neste sábado, das 9h às 18h para possibilitar o comparecimento dos eleitores para que possam fazer títulos, regularizar ou transferi-los.