O percentual de desembarque de turistas em Mato Grosso cresceu mais de 23% entre outubro de 2004 e fevereiro de 2005 em relação ao mesmo período do ano passado. O cálculo foi baseado no número de diárias que saltou de 1.210 para 1.489 no período que é considerado a baixa temporada de turismo no Estado.
O acréscimo do fluxo turístico foi atribuído pela secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Assis, aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em divulgação, via convênio assinado no ano passado com a Fundação Pantanal Convention & Visitors Bureau. “Quando o Governo investe em promoção, divulgação e valoriza seu patrimônio dá uma grande contribuição ao turismo e, conseqüentemente, melhora a qualidade de vida da sociedade”, disse.
Os números foram apresentados pelo Diretor de Ecoturismo da CVC Viagens, Luciano Castanho, representando somente o movimento gerado pela operadora que hoje domina cerca de 70% do mercado receptivo mato-grossense, após o lançamento da campanha de divulgação lançada pela operadora, a partir de setembro de 2004. “O carro-chefe de nossos roteiros é o Pantanal porque é um produto espetacular”, ressaltou Luciano Castanho. Ele ressalta que o importante para o Estado é que o índice de visitas subiu numa época de baixa temporada, o que dá uma ótima expectativa para a alta, que começa em abril.
Junto com o Pantanal, o roteiro proposto pela CVC apresenta Nobres, Jaciara, Chapada dos Guimarães e Cuiabá, em oito dias de permanência no Estado, com custos a partir de R$ 1.800 por pessoa, já inclusos todas as despesas de translado, hospedagem, passeios e alimentação. “Os valores são competitivos. O Estado tem um enorme potencial de belezas naturais que está sendo corretamente utilizado”, analisou.
Outro aspecto destacado por Castanho é que com pouco mais de R$ 400 mil o governo tem, através da CVC uma economia significativa em divulgação já que, se o fizesse isoladamente gastaria mais de um milhão de reais para anunciar nos veículos nacionais. “O ideal é que haja mais investimentos, mas, mesmo que não haja nada mais segura Mato Grosso. O processo de conhecimento do Estado já foi iniciado”, revelou.
TRADE – O empresário do setor hoteleiro Justiniano Silva é um dos beneficiados com a proposta da CVC que ampliou de 1 para 3 dias o período de permanência dos turistas em Chapada dos Guimarães. “Nossa expectativa é que o fluxo de turistas para a nossa pousada cresça entre 30 e 40% este ano”, contabilizou. Atualmente sua taxa média de ocupação gira em torno de 50% na baixa temporada, e 70% na alta. Desses, 20 a 30% buscam o turismo ecológico; outros 20 a 30% vêm de Cuiabá e 40% estão lá por causa de congressos e reuniões.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Luiz Carlos Nigro, também acredita que 2005 será bom para o turismo de Mato Grosso. Ele informou que a taxa de ocupação dos hotéis mato-grossenses cresceu 14,5% em relação ao ano passado. “O convênio do Governo com a Fundação Pantanal e a CVC, uma empresa consolidada e de credibilidade, mais a descoberta do Pantanal pela novela América, vão favorecer o crescimento do setor”, ressaltou.