O Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura ao governo do jornalista José Marcondes, o “Muvuca” (PHS). O julgamento ocorreu ontem à noite. Os ministros tiveram o mesmo entendimento do ministro Henrique Neves da Silva, que em decisão monocrática já havia negado recurso ao candidato. O postulante ainda tem uma última tentativa ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Muvuca disse que esperava pela decisão do pleno e já protocolou um novo recurso na instância máxima da justiça brasileira, esta manhã. Segundo ele, isso asseguraria sua permanência na campanha. “Eu já tinha expectativa da decisão e adotamos a estratégia de remeter ao pleno do TSE, assim ganhamos mais dez a 12 dias de campanha. Já protocolamos o recurso nesta manhã, o que liminarmente garante a participação nas propagandas eleitorais, nos debates e tudo mais”.
A candidatura de Muvuca foi indeferida por unanimidade pelo pleno do TRE, em sessão no dia 13 de agosto. O humanista que não prestou contas das campanhas eleitorais de 2010 e 2012, quando concorreu aos cargos de deputado federal e vereador, respectivamente. Assim, os magistrados decidiram pelo indeferimento do registro.
Motivação – embora esteja figurado com menos de 1% nas pesquisas de intenção de voto, segundo o Gazeta Dados, Muvuca disse que não desiste da candidatura, pois acredita que ajuda a fortalecer o debate da campanha, além de desmascarar ‘candidatos dos milionários’ durante o processo eleitoral.
“Nosso partido (PHS) não chegou até aqui com todo este esforço para desistir na reta final. A minha motivação, mesmo com um 1% de votos, é que eu levantei temas e debater para desmascarar candidatos que tem a campanha patrocinada por milionários. Não vou me dobrar aos poderosos, minha motivação está no tamanho da minha perseverança”.