PUBLICIDADE

TSE nega recurso de ex-deputada que pretendia alterar ordem de suplentes

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, em julgamento realizado na quinta-feira (24), recurso da suplente de deputada estadual Chica Nunes (DEM). Ela pretendia fazer com que o tribunal revisasse a decisão monocrática do ministro e relator do processo, Aldir Passarinho Júnior, que negou primeiramente a alteração da ordem de suplentes da coligação PSDB/DEM.

Após a eleição do ano passado, Chica ficou com a sexta suplência da coligação PSDB/DEM, mas acionou o TSE para garantir a terceira suplência alegando ser a terceira mais votada de seu partido. O recurso teve como base o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a vaga pertence ao partido e não a coligação. A ex-parlamentar obteve 9.467 votos.

Votaram com o relator contra o recurso, os ministros Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski (presidente do TSE).

Na primeira decisão sobre o caso, o ministro Aldir Passarinho alegou que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou o relatório geral de apuração referente às eleições majoritária e proporcional realizadas no dia 3 de outubro do ano passado, “contra o qual não houve reclamação por parte de partidos e coligações no momento oportuno. Ademais, esse ato não implicou a violação de nenhum direito líquido e certo da impetrante, que permanece a terceira suplente do Democratas. (…) Porquanto não há prova pré-constituída nos autos acerca de iminente chamamento de qualquer suplente para ocupar vaga de deputado estadual”, apontou na primeira decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Gilberto reassume como secretário estadual de Saúde

Gilberto Figueiredo reassumiu, esta manhã, o comando da secretaria...

Pivetta inaugura amanhã nova sede da SEMA em Juína

O vice-governador Otaviano Pivetta e a secretária de Estado...

Mais de R$ 4 milhões serão destinados para obras de drenagem no Nortão  

O executivo municipal iniciou os trâmites de pregão eletrônico...

Secretário de MT enfatiza evolução do setor produtivo na COP 29

“Mato Grosso tem sido referência de um agronegócio sustentável,...
PUBLICIDADE