O Tribunal Superior Eleitoral dá seguimento a votação do recurso do candidato a deputado estadual Valdir Mendes Barranco (PT), que pode assumir o lugar do coronel Pery Taborelli (PV), na Assembleia Legislativa. O processo é um dos últimos da pauta e está sob relatoria da ministra Maria Thereza Assis de Moura, que já se manifestou contrária. Mas ele obteve cinco votos favoráveis, a maioria, por sua elegibilidade (para obter registro e tornar seus votos válidos). Contudo, a avaliação está travada devido a pedido vista do ministro Admar Gonzaga Neto.
Barranco tenta validar os pouco mais de 19 mil votos congelados e assumir cadeira na Assembleia Legislativa, contudo, o TRE havia negado registro o declarando inelegível, por conta da reprovação das contas da prefeitura de Nova Bandeiras de 2007, quando foi prefeito, pela Câmara de Vereadores. Contudo, o TSE já afastou a ilegitimidade da prestação dos números.
No decorrer da ação, o TSE também negou recurso contra decisão da ministra relatora, que deferiu ao deputado Taborelli, o autorizando a assistência para a juntada de documentos que comprovariam o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de que Valdir não atendeu as regras da lei da Ficha Limpa e por isso não obteve o registro.
O PT está se deputado estadual. Caso o TSE decida validar a votação de Barranco, que concorreu sob júdice, ele passa a ser deputado e Taborelli (PV) vai para primeira suplência.