O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, ontem à noite, em sessão administrativa, o envio de força federal para 12 municípios de Mato Grosso, dentro dos quais estão 21 sessões eleitorais localizadas em aldeias indígenas. O Exército irá atuar nestes locais de votação com o objetivo de garantir a normalidade da votação e apuração do resultado das eleições.
De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Juvenal Pereira da Silva, foi elaborado o pedido de forças federais para auxiliar a Polícia Federal na segurança das eleições. “Verificamos a necessidade de participação do exército em alguns locais de votação de áreas indígenas. O que levou à solicitação é meramente a falta de efetivo da Polícia Federal em razão da grande extensão territorial de Mato Grosso e muitos locais de difícil acesso. O exército tem toda a estratégia para cobrir esses locais”.
Foram solicitadas para os seguintes municípios: São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Feliz Natal, Campinápolis, Juara, Peixoto de Azevedo, General Carneiro, Barra do Garças, Brasnorte, Gaúcha do Norte, Paranatinga e Rondolândia. O pedido foi relatado pelo ministro Gilmar Mendes.