Estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que seis candidatos a prefeito desistiram de disputar a eleição, neste domingo (7), em Mato Grosso. Na lista de renúncias, atualizada hoje, figuram nomes como o do advogado Leandro Félix, que abriu mão da candidatura em Nova Mutum. Divanir de Pieri (Primavera do Leste), Abmael Borges (Vila Rica), Robison Pazetto (Nova Xavantina), Valdizete Nogueira, (Jaciara) e Luiz Bang (Confresa) completam a relação.
Os motivos que levaram os postulantes a desistirem do pleito não são detalhados no levantamento. No entanto, nesses casos, as chapas majoritárias poderiam serem dissolvidas ou ser indicado um novo nome para encabeçá-las, como aconteceu em Nova Mutum. A justiça eleitoral indeferiu a “candidatura” do então vice de Félix, Marcelo Ribeiro, devido a suposta falha em comunicação de votação. Com isso, Félix acabou abrindo mão da candidatura à prefeitura e o ex-prefeito Adriano Pivetta assumiu o posto.
O TSE aponta que em Mato Grosso, ao todo, 364 candidaturas a prefeito foram deferidas. Mais de 9 mil também foram “liberadas” para postulantes a vereadores.