PUBLICIDADE

TSE anula cassação de vereador mato-grossense acusado de infidelidade

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve nos cargos, em caráter liminar, os vereadores Jorgeval Silva Santana e Gilson Souza Araújo, ambos do Partido Progressista (PP) e dos municípios de Simão Dias (SE) e Jauru, em Mato Grosso, respectivamente. Eles foram cassados por decisão dos tribunais regionais de seus Estados por suposta infidelidade partidária, de acordo com a resolução 22.610/07.

O vereador Gilson Araújo, um dos 476 acusados de infidelidade partidária em Mato Grosso, alegou cerceamento de defesa porque o TRE também indeferiu a oitiva de suas testemunhas para provar a justa causa por ele alegada. O vereador afirmou que o seu partido de origem, o PTB, ao incorporar o Partido dos Aposentados da Nação (PAN), teria mudado sua orientação ideológica, tese não acatada pelo tribunal regional.

O vereador sergipano Jorgeval Santana foi eleito pelo PFL, atual DEM, e migrou para o PP após 27 de março, data limite definida na Resolução 22.610/07 para mudança de partidos sem justa causa. No entanto, o vereador alega que houve cerceamento de defesa pois o tribunal indeferiu a oitiva das testemunhas por ele indicadas para comprovar a grave discriminação que teria sofrido no DEM.

As liminares foram concedidas pelos ministros Joaquim Barbosa na Ação Cautelar apresentada por Jorgeval Santana (AC 2382) e Caputo Bastos na apresentada por Gilson Araújo (AC 2376). Ambas valem até que sejam julgados os recursos especiais interpostos pelos vereadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE