PUBLICIDADE

Tribunal Regional Eleitoral recebeu 274 denúncias mês passado

PUBLICIDADE

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) registrou, no mês de julho, 274 denúncias sobre as possíveis irregularidades praticadas por candidatos que disputam as eleições municipais deste ano. A 1ª ZE de Cuiabá, o maior colégio eleitoral de Mato Grosso, foi a que mais recebeu denúncias. No total são 68 ocorrências, sendo onze por propaganda ilegal no orkut, dez por colocar faixas, cartazes e pinturas em muros, dez por propaganda irregular e oito por distribuição de bens e promessas.

Em seguida, com 21 denúncias, está a 49ª ZE de Várzea Grande que registrou seis denúncias por propaganda irregular, cinco por compras de voto, quatro sobre crimes diversos, além de duas denúncias por patrocínio de jantar. Na 4ª ZE de Poconé, totalizam oito denúncias. A propaganda irregular no orkut somam três registros e o uso da máquina pública para conseguir votos, dois registros. Entretanto, das 61 Zonas Eleitorais no Estado, doze não receberam nenhuma denúncia na Ouvidoria Eleitoral. Entre elas, a 26ª ZE de Nova Xavantina, 27ª ZE de Juara e 42ª ZE de Sapezal.

Segundo o Servidor da Ouvidoria, Rafael Riato, a maioria das denúncias é feita por telefone. Foram aproximadamente 164 ligações no mês de julho. As principais denúncias são referentes a propagandas irregulares que são praticadas na internet, faixas, cartazes e pinturas em muros. De acordo com Rafael, o disque-denúncia recebe cerca de 8 a 9 denúncias por dia, sendo que poucas são feitas por cartas e pessoalmente. As denúncias recebidas são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e ao juíz responsável.

O serviço de disque-denúncia está em funcionamento desde julho. Por meio do número 0800 647 8191 o eleitor pode denunciar as irregularidades praticadas durante o período eleitoral. A ligação é gratuita e o disque-denúncia está disponível à população de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 19h, e também nos sábados, domingos e feriados a partir das 14h às 19h. Além do telefone, o eleitor pode fazer a denúncia por meio de cartas, ou também pode ir pessoalmente ao TRE ou ao Cartório Eleitoral. Quem possui acesso à internet, pode preencher o formulário disponível no link da Ouvidoria no site do TRE, www.tre-mt.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE