Na busca da união de esforços com outros órgãos públicos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, se reuniu com o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Luiz Fernando Baganha, para discutirem o apoio do Exército Brasileiro nas atividades de cadastramento biométrico dos eleitores de Cuiabá. A biometria dos eleitores brasileiros permitirá a futura Identificação Civil Nacional (ICN), sancionada pela Presidência da República no último dia 11 de maio.
O intuito é utilizar instalações militares de Cuiabá para ampliar a capacidade de atendimento ao eleitor, trazendo ainda segurança para o processo de identificação, que será supervisionado técnica e operacionalmente por servidores da Justiça Eleitoral.
Em contrapartida, a Justiça Eleitoral irá fazer investimentos nas instalações dos quartéis que eventualmente venham a ser utilizados, custear despesas operacionais, doar equipamentos de tecnologia da informação, além de outras ações necessárias, para a estruturação administrativa da Brigada Barão de Melgaço.
As equipes técnicas passarão a se reunir, a partir de hoje, para finalizar uma proposta de Termo de Cooperação a ser submetido para apreciação de ambas as instituições, antes da formalização e início das atividades.
Além disso, foram discutidas outras ações de parceria a serem implementadas para a realização das Eleições Gerais 2018, quando as forças armadas deverão atuar na logística e segurança dos locais de votação de difícil acesso, em especial das aldeias indígenas mais isoladas.