O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) vai ceder cem urnas eletrônicas para serem utilizadas na eleição, prevista para novembro, da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT). Caberá ainda ao tribunal a inserção das informações sobre os candidatos e eleitores nas urnas, além do treinamento de mesários multiplicadores. Todo o trabalho de logística e realização da eleição é de responsabilidade da Ordem.
Segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado do TRE, Leon Santos Filho, a OAB deve fornecer oficialmente as informações sobre a eleição (candidatos e eleitores aptos a votar) no máximo 25 dias antes do pleito. “Toda a parte de inserção dos dados é feita pelos técnicos do TRE, com softwares específicos, garantindo a segurança da eleição e do processo tecnológico que a envolve. Faremos o treinamento de mesários multiplicadores, em torno de 10 pessoas, que irão transmitir aos demais mesários como trabalhar no dia da eleição”.
As urnas são devolvidas para o TRE-MT em sete dias após o pleito. O empréstimo das urnas para a OAB foi autorizado nacionalmente pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli. Ao todo, 2.552 urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições da OAB em todo o país. O empréstimo de urnas eleitorais em Mato Grosso está regulamentado por resolução.