O expediente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do fórum de Cuiabá foi encerrado mais cedo, hoje (às 16h) devido ao fechamento das vias de acesso ao Centro Político Administrativo (CPA), conforme informações da 4ª companhia policial do Palácio Paiaguás. “O fechamento das vias de acesso ao Centro Político foi realizado pelo governo do Estado e se dá em virtude de manifestações que serão realizadas na Avenida Historiador Rubens de Mendonça e na Praça das Bandeiras”, informa o tribunal. “Órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram orientados pelo governo a liberar os funcionários mais cedo, a fim de evitar possíveis aglomerações, tumultos ou acidentes de trânsito”, acrescenta.
O Ministério Público do Estado também antecipou o término do expediente nas sedes da Procuradoria-Geral de Justiça e Promotorias de Justiça de Cuiabá, às 16h30, em razão da programação de manifestações na Praça das Bandeiras.
Manifestantes de direita estariam organizando protesto, em Cuiabá e demais capitais, às 18h, contra o resultado das eleições presidenciais.
O Gabinete de Gerenciamento de Crise da secretaria estadual de Segurança Pública informou que fará operação para conter manifestação marcadana Praça das Bandeiras, cumprindo decisão do Supremo Tribunal Federal, que determina para as forças de segurança não permitirem ocupação e bloqueio de vias e espaços públicos e, para que isso, os policiais farão barreiras de trânsito e fecharão os acessos à praça. O STF também determinou prisão em flagrante e multas, que vão de R$ 20 mil a R$ 100 mil, para os que descumprirem a ordem judicial.
“O Governo de Mato Grosso reforça que não compactua com movimentos que impedem as garantias de direitos e o ir e vir das pessoas e atos de vandalismo”, conclui a assessoria.