A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Serly Marcondes, negou um novo pedido de habeas corpus para Silval Barbosa (PMDB). O ex-governador de Mato Grosso está desde o dia 17 de setembro no Centro de Custódia da capital (CCC) e, com mais esta negativa da justiça, passará o Natal e o Ano Novo na prisão.
Esta foi a sexta derrota da defesa na tentativa de dar a liberdade para o ex-gestor estadual. Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, também negou o pedido.
Silval já teve pedidos semelhantes negados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A prisão de Silval foi decretada pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Silval é acusado de chefiar um esquema de corrupção para cobrança de propina de empresários para concessão e manutenção de incentivos fiscais através do Programa de Desenvolvimento e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).
O ex- governador foi apontado pela juíza como chefe do esquema que desviou milhões dos cofres públicos por meio de fraudes em incentivos fiscais no Estado.
(Atualizada às 15h50)