O Tribunal de Contas de Mato Grosso está fazendo um trabalho preventivo nas prefeituras de Sorriso e Vera analisando as contas deste ano. A inspeção também foi designada para mais três prefeituras. O conselheiro Júlio Campos, responsável pela Secretaria de Controle Externo (Secex), da 6ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado, explicou que “é um trabalho preventivo para evitar acúmulo de processos com o objetivo de acelerar a apreciação das contas”.
Sob a fiscalização da 6ª Relatoria estão 23 das 141 prefeituras do Estado. O conselheiro Júlio avalia e julga ainda as contas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Procuradoria-Geral, Defensoria Pública e União das Câmaras Municipais.
O trabalho cumpre cronograma da primeira etapa de inspeção in loco, nos municípios. Consistem na verificação e acompanhamento dos contratos em execução pelas prefeituras, despesas com pessoal. São verificados ainda o andamento dos programas de governo, a exemplo do transporte escolar.
As equipes técnicas farão contatos com os conselhos de Saúde Municipal e do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). O objetivo é acompanhar e controlar os gastos e fortalecer o sistema de controle social, informa a assessoria.