O Tribunal de Contas criou um Escritório de Gestão de Projetos ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e que tem como função maior controle e transparência dos programas executados no TCE. O novo modelo de gestão foi aprovado na sessão ordinária, hoje, e a sua primeira função será executar o acompanhamento da produção de um novo portal para a instituição. Trata-se de um projeto piloto para testar a metodologia de gestão baseada em modelos internacionais, o chamado PMBOK – Project Management Body of Knowledge desenvolvido por profissionais que utilizam e desenvolvem práticas amplamente testadas e aprovadas de gerenciamento de projeto com a aplicação de habilidades, conhecimentos, ferramentas e técnicas nas atividades.
Segundo informou o sub-secretário de Planejamento do TCE, Rodrigo Ares, um projeto precisa ter início, período de execução e a finalização, que é a entrega do produto. "O projeto é um esforço temporário que resulta num produto. O escritório de projeto funcionará como um painel de controle que ajudará no acompanhamento e o melhor desenvolvimento do trabalho para que o produto tenha a melhor qualidade ao ser entregue", explica.
Foi criado um Comitê Gestor de Projetos que irá receber os programas e definirá quem serão os gerentes. O secretário de Planejamento, Diógenes Curado, explicou que o modelo de gestão de projetos pode ser utilizado para qualquer tipo de projeto, inclusive os de infraestrutura. "São projetos que têm reflexo em vários setores e todos podem ser acompanhados com essa mesma metodologia".
A equipe da Seplan recebeu um treinamento do diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços da Organização Nas Nações Unidas (ONU), Ricardo Vargas. A metodologia já é utilizada pela Policia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas de Pernambuco, Ministério da Fazenda. "O objetivo é instituir o planejamento nos projetos e torná-los mais claros e definidos. Com isso, o TCE quer também apresentar uma proposta de solução para a administração pública, é um exemplo de fazer da forma correta", orientou o presidente do TCE, Antonio Joaquim.
As informações são da assessoria de imprensa do TCE.