O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) concluiu, hoje, seu remanejamento de Zonas Eleitorais previsto para este ano. A última mudança foi realizada com a transferência da sede da 52ª Zona Eleitoral do município de Rio Branco para São José dos Quatro Marcos. Esta Zona Eleitoral está responsável pelos eleitores de Salto do Céu, Lambari d’Oeste, Rio Branco e São José dos Quatro Marcos. Todo o remanejamento de Zonas Eleitorais foi aprovado pelo pleno do TRE-MT e está disciplinado em resolução.
Um posto de atendimento da Justiça Eleitoral será montado no município de Rio Branco. Com o recesso forense, o efetivo início do atendimento nesta unidade será no dia 7 de janeiro. Cabe destacar que a mudança de Zona Eleitoral não provoca mudanças na rotina do eleitor, que continua votando no mesmo local que já está habituado.
Com a instalação da 52ª Zona Eleitoral em São José dos Quatro Marcos, os eleitores do município deixam de pertencer à 18ª Zona Eleitoral, com sede em Mirassol d’Oeste, para serem atendidos em sua própria cidade. Toda a movimentação de processos entre as Zonas Eleitorais já foi concluída pelo TRE-MT. A reimpressão e entrega do título eleitoral destes eleitores, assim como a tarefa de orientar os partidos políticos sobre este remanejamento, serão efetuadas do Cartório Eleitoral de São José dos Quatro Marcos.
Durante o período de mudança de Zona Eleitoral, os prazos processuais incidentes nos processos afetos aos municípios envolvidos ficam suspensos. No caso citado, o prazo foi suspenso entre os dias 14 e 18 de dezembro.
Outras duas zonas eleitorais mudaram seu município sede neste ano. A 36ª Zona Eleitoral deixou de ter sua sede em Itiquira indo para Sorriso, e a 2ª Zona Eleitoral saiu de Guiratinga para Rondonópolis. Todas as mudanças foram realizadas nos meses de novembro e dezembro.