O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deferiu, esta manhã, o registro de candidatura ao governo do Estado de Janete Riva (PSD). O processo foi relatado pelo juiz membro Agamenon de Alcântara, que se posicionou favorável, e foi seguido pelos demais membros da Corte Eleitoral. O Ministério Público Eleitoral já havia emitido parecer favorável ao registro da ex-secretária de Estado de Cultura.
Janete foi o nome escolhido para substituir o então candidato do grupo, o marido José Riva (PSD). Este foi impedido de participar do pleito eleitoral primeiramente pelo TRE com base na Lei da Ficha Limpa. Não concordando com o resultado, ingressou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve o mesmo entendimento da Corte mato-grossense.
Antes mesmo de ter o registro oficializado, Janete já estava percorrendo o Estado em campanha eleitoral. Seu vice é o médico Aray Fonseca (PSD) e completa a chapa majoritária o candidato ao Senado Federal, Rui Prado (PSD).
Além de Janete, disputam o governo do Estado Pedro Taques (PDT), Lúdio Cabral (PT), José Roberto (PSOL). O jornalista José Marcondes, o “Muvuca” (PHS), tenta se manter na disputa depois de ter seu registro negado pelo TRE e TSE. Ele ingressou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).