O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Waldir Teis, alterou a data da sessão especial que iria apreciar a prestação de contas do governador Silval Barbosa (PMDB), relativas ao ano passado. Originalmente, estava marcada para hoje, mas acabou sendo postergada para o dia 27 deste mês, às 15h.
A medida foi tomada devido ao relator original das contas do governo, conselheiro Sérgio Ricardo, ter solicitado e atendido um pedido de férias de 20 dias, contados a partir do dia 10 deste mês. Com isso, foi necessário a realização de um sorteio para designar um novo relator para o processo, que acabou ficando a cargo do conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira.
Devido ao tribunal ter seu funcionamento em horário especial na quinta-feira (12) devido a estreia do Brasil na Copa do Mundo e também na sexta-feira (13) com o ponto facultativo devido ao jogo entre Chile e Austrália, na Arena Pantanal, o novo relator pediu a prorrogação para apresentar seu parecer. Ele afirmou que o prazo, na segunda-feira (16), seria muito curto para que ele pudesse analisar toda a documentação enviada pelo governo do Estado, o processo conta com mais de 500 páginas.
De acordo com informações da assessoria, o novo relator das contas do governador vai aproveitar o relatório técnico elaborado pela 6ª Secretaria de Controle Externo, assim como a defesa do gestor, a análise da defesa e o parecer do Ministério Público de Contas, mas vai firmar seu próprio voto, que será conhecido somente na sessão plenária. Posteriormente, os demais colegas de pleno acatam ou discordam do parecer emitido por ele.