Com o objetivo de conhecer os sistemas digitais do Tribunal de Contas de Mato Grosso, os representantes dos Tribunais de Contas dos Estados do Maranhão e do Amapá foram recebidos pela equipe técnica do TCE-MT na manhã desta quarta-feira (11) na sala 7 da Escola Superior de Contas. A visita técnica também busca proporcionar a troca de experiências entre os órgãos responsáveis pelo controle externo.
O conselheiro substituto Melquizedeque Nava Neto e a auditora de controle externo Maria Penna Nina do TCE-MA e a equipe do TCE-AM, composta pela conselheira vice-presidente Maria Elizabeth Cavalcante Picanço, o conselheiro substituto Pedro Aurélio Penha Tavares e o auditor José Marcelo de Santana Neto assistiram à palestra ministrada pela secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo que apresentou a estrutura da instituição e o Plano Estratégico. Na segunda parte da manhã, o Módulo de Licitações do sistema Aplic foi apresentado aos visitantes pelo assessor técnico Alan Pimenta.
"Nosso principal foco de interesse é o sistema de acompanhamento simultâneo de contratos", contou Melquizedeque Nava que já visitou os Tribunais de Contas de Pernambuco e do Paraná. De acordo com o conselheiro substituto, o TCE-MA está passando por um processo de informatização, "em 2012 conseguimos eliminar parte dos processos impressos, pois estamos adotando sistemas de fiscalização digitais", disse.
No mesmo propósito, o conselheiro substituto do TCE-AM, Pedro Tavares explicou que "queremos conhecer as funcionalidades dos sistemas desenvolvidos pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso para levarmos a experiência daqui e adaptar às nossas necessidades".
Amanhã os visitantes se separam em dois grupos e vão assistir apresentações sobre os sistemas Aplic (separados por módulos de interesse) e Geo-Obras que será apresentado pela secretária da Secex Obras, Narda Consuelo. O secretário de Desenvolvimento do Controle Externo, Volmar Bucco vai falar sobre o contexto geral das atividades da Secretaria. O sistema de gerenciamento de prazos é o tema a ser desenvolvido pela secretária da Corregedoria Geral, Ligia Maria. A exposição sobre a Ouvidoria Geral será por conta da secretária executiva, Naíse Freire.