Pelo menos três secretários estaduais devem deixar os cargos no Governo Blairo Maggi, nos próximos meses. Marcos Machado deve sair da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e retornar ao Ministério Público, reassumindo sua função de promotor. Publicamente, Machado ainda não confirmou que deve sair. Porém, nos bastidores, é ventilada a intenção dele reassumir seu cargo no MP. Machado foi secretário de Administração e Saúde no Governo Blairo Maggi. Ano passado, recebeu a missão de comandar a criação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que substitui a FEMA – Fundação Estadual de Meio Ambiente- extinta depois da Operação Curupira quando o então presidente Moacir Pires acabou preso sob acusação de irregularidades, bem como o então superintendente estadual do Ibama Hugo Werle.
O secretário de Esportes, Baiano Filho, deve deixar o cargo nos próximos 90 dias. Ele pretende ser candidato a deputado estadual pelo PPS. Um dos prováveis cotados para assumir a vaga de Baiano é o chefe de gabinete da secretaria, Laercio de Arruda, que foi secretário de Esportes por alguns meses, em 2004, quando Baiano foi candidato a prefeito de Sinop.
Alexandre Furlan também deve deixar o governo estadual. Ele está na Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e teria recuado da intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele deve reassumir a presidência da Fiemt e integrar a chapa que deve disputar novo mandato na CNI – Confederação Nacional da Indústria- da qual é diretor tesoureiro.