O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) inicia, na segunda-feira (15), o treinamento dos técnicos responsáveis pela transmissão via satélite dos dados das urnas eletrônicas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia das eleições. As aulas sobre a operação dos equipamentos transmissores, chamados Bgans, serão realizadas no auditório da Casa da Democracia, em Cuiabá. A abertura oficial do treinamento será às 8h.
A primeira turma contará com 45 técnicos de satélite, profissionais que atuarão nas regiões mais remotas de Mato Grosso e farão uso a tecnologia dos Bgans para garantir segurança, transparência e agilidade no envio dos dados das urnas eletrônicas para a totalização dos votos.
Os equipamentos de transmissão via satélite são disponibilizados aos Tribunais Regionais Eleitorais pelo TSE para utilização em áreas distantes e de difícil acesso. Mato Grosso é o terceiro Estado com o maior uso de Bgans no país, num total de 90 aparelhos nas Eleições Gerais de 2014. Em primeiro lugar está o Amazonas, com 380, seguido pelo Pará, com 337.
As aulas da primeira turma de técnicos de satélite ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de setembro, das 8h às 18h. A segunda turma, também formada por 45 profissionais, terá aulas nos dias 17, 18 e 19 de setembro, também das 8h às 18h.