Um trecho da MT-010, paralelo à BR-163, deve ser pavimentado em breve interligando Tapurah e São José do Rio Claro a Nova Mutum. O sinal positivo do governador Silval Barbosa (PMDB) saiu em reunião com respectivos prefeitos, Luiz Eickhoff (PDT) e Natanael Casavechia (DEM), além do deputado estadual Dilmar Dal”Bosco (DEM). A obra deve acontecer por meio do programa MT Integrado.
Dilmar explicou que a rodovia MT-010 é paralela à BR-163 e sua pavimentação acolheria o fluxo de veículos oriundos do Vale do Arinos, cujo acesso a Cuiabá se daria pelo município de Diamantino, no ponto conhecido como Posto Gil, onde o Governo Federal já trabalha na duplicação da via.
“A ideia é asfaltar a MT-010 no trecho que interliga Tapurah a São José do Rio Claro, criando uma nova rota também para os moradores de Juara, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Itanhangá. Dessa forma, daremos mais segurança aos motoristas, que sairiam da BR-163 e agregaríamos valor à produção agrícola da região”, explicou Dilmar.
A pavimentação da MT-010, segundo o prefeito Luiz Eickhoff, seria a concretização de um sonho para os municípios do médio norte e noroeste. Ele explica que essas cidades estão diversificando suas bases econômicas e investindo no plantio de grãos, cujo retorno financeiro está diretamente ligado à logística.
“Tapurah vive da agricultura, embora tenha uma diversificação econômica com a criação de bovinos, suínos e a manutenção de uma indústria madeireira, mas todas essas atividades dependem de escoamento. A pavimentação vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali vivem e também diminuir os custos dessas atividades”, pontuou Eickhoff.
Nessa sexta-feira (17), os prefeitos de Nova Mutum e Tapurah se reunirão em São José do Rio Claro para elaborar o protocolo de intenções acerca do asfaltamento da MT-010. No documento, as Associações de Produtores Rurais dos três municípios proporão uma parceria para execução da obra.
Pontes de Concreto – Na mesma reunião, os gestores municipais solicitaram a construção de duas pontes de concreto na rodovia MT-010, no trecho que interliga essas cidades à Nova Mutum.
De acordo com o prefeito Natanael Casavechia, a construção das pontes, localizadas sobre os rios Arinos e Marape, viabilizaria o escoamento da produção agrícola dos assentamentos rurais Santa Luzia e Pontal do Marape, onde residem cerca de 500 famílias.
“O governador foi muito atencioso e se comprometeu em fazer uma das pontes, ficando a outra sob responsabilidade do Incra. Resta ao Dilmar Dal”Bosco agora dar início aos procedimentos para que a obra saia ainda esse ano”, ressaltou Casavechia.