O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) adotou mais uma medida administrativa que vai resultar em maior economia aos cofres públicos, eficiência no serviço público e agilidade no pagamento das contas de energia elétrica, água e aluguel de imóveis. A ordem de serviço assinada pelo diretor geral Mauro Diogo, desburocratiza os procedimentos administrativos, na medida em que elimina a necessidade dos cartórios eleitorais enviarem à secretaria do TRE-MT, pelos Correios, os recibos de locação de prédios e demais faturas.
A partir de agora, os originais destes documentos devem ficar armazenados no próprio cartório eleitoral. Eles devem ser digitalizados e enviados, por meio eletrônico, à Coordenadoria de Orçamento e Finanças, para pagamento. Esta providência garante a segurança do processo, visto que os originais permanecerão nos cartórios eleitorais, para eventuais conferências ou fiscalização.
Além de propiciar economia de papel e dos gastos com os Correios, ao reduzir a burocracia nestes processos, o Tribunal também poupa o tempo dos servidores dos 60 cartórios eleitorais do Estado, que em poucos minutos podem realizar a digitalização e envio dos documentos.
Conforme o diretor geral do TRE-MT, a idéia da boa prática foi sugerida pelo servidor Kelsen Magalhães, que já trabalhou em cartório eleitoral e agora serve à Justiça Eleitoral na secretaria do Tribunal.