O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já recebeu 401 denúncias por crimes eleitorais, até esta manhã, por meio do aplicativo Pardal. A ferramenta, disponibilizada para coibir irregularidades no pleito eleitoral, permite envio de denúncias de forma anônima e já foi baixado por cerca de dois mil usuários de diversos municípios mato-grossenses.
As infrações anexadas com documentos no sistema devem servir de suporte para os juízes e Ministério Público analisarem a conduta dos candidatos nas eleições deste ano. Das 401 denúncias recebidas pela Ouvidoria Eleitoral por meio do aplicativo, 169 foram enviadas por eleitores de Cuiabá. Os demais registros vieram de outros 48 municípios, como por exemplo: Sinop, Várzea Grande, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Sorriso, Barra do Garças, entre outros.
Da temática correspondente na estatística, 65% são denúncias por propagandas e banners, 13% definidas como "outros", 7% por uso da máquina administrativa, 5% por compra de votos, 4% por propaganda em Site da Internet e 4% por propaganda nas redes sociais.
Por enquanto, as denúncias recebidas pelo TRE via aplicativo Pardal foram responsáveis por originar 41 processos na Justiça Eleitoral. Desses, 21 foram arquivados por falta de consistência de provas. Atualmente, 1 denúncia está em tramitação na Corte e 19 nas zonas eleitorais.
O aplicativo está disponível para download gratuito na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal. No primeiro caso, para a busca do aplicativo, o cidadão deve digitar “TRE-MT”.