O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está cadastrando voluntários para trabalhar como mesários no pleito eleitoral de 2010. Estima-se que no Estado atuarão cerca de 2.250 mesários, sendo 30% voluntários. Os dois cartórios eleitorais de Barra do Garças, por exemplo, estimam ter 100% de seus mesários atuando como voluntários. Resultado de um trabalho de parcerias com faculdades, por meio de palestras, entrega de folhetos aos estudantes e divulgação no rádio e na televisão.
Quem quiser trabalhar como mesário voluntário pode fazer a inscrição por meio do formulário específico disponível no site www.tre-mt.gov.br, ou pessoalmente, em seu cartório eleitoral. O cidadão cadastrado passará a fazer parte da listagem de mesários e, quando houver necessidade, será convocado.
Além de servir ao país, para garantir o processo democrático das eleições, o eleitor voluntário obtém alguns benefícios, como dois dias de folga para cada dia de trabalho como mesário e dois dias de folga para cada dia de treinamento; certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral; auxílio alimentação; preferência no desempate em concursos públicos (previsto em edital); utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com o TRE-MT.
O eleitor interessado tem até setembro para se cadastrar e trabalhar nas eleições gerais de outubro próximo. O trabalho dos mesários garante que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.