Os representantes dos partidos políticos e diretórios municipais de Cuiabá participaram, esta manhã, de uma aula prática sobre a operacionalização do sistema de Registro de Candidaturas (Candex). A aula foi ministrada na sala de treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os participantes aprenderam, de forma prática e didática, a manusear o sistema.
Além de baixar, instalar e atualizar o Candex, os participantes aprenderam também a cadastrar os partidos, coligações e candidatos, simulando todos os casos práticos da atividade. É a primeira vez que Aldenice Queiroz, representante do Partido da Mobilização Nacional de Cuiabá (PMN), se responsabiliza pelo registro de candidaturas da coligação. O curso sobre o Candex trouxe tranquilidade a Aldenice, pois ela pôde aprender a manusear o sistema e percebeu que a operacionalização é simples e prática.
"Como é a primeira vez que estou com a demanda de registrar os candidatos, o treinamento foi muito útil, já que eu não tinha conhecimento de como utilizar o programa. Ficou bastante claro do que é necessário ser realizado. Tirei todas as dúvidas para fazer um trabalho bem feito", falou a representante do PMN.
Para o representante e secretário geral do Partido Solidariedade, Adolfo Grassi, o treinamento foi importante para minimizar os prováveis erros que acontecem no momento de elaborar o registro de candidaturas. "A aula foi muito proveitosa. Pude aprender a atualizar o sistema, o que vai facilitar também no atendimento aos candidatos. Parabéns a Justiça Eleitoral pela iniciativa, pois vejo que o TRE-MT está preocupado em diminuir os erros que acontecem na hora em que registramos os candidatos".
O Sistema de Registro de Candidaturas, Candex, é um sistema pelo qual os partidos e coligações que pretendem concorrer às eleições municipais de 2016 devem efetuar seus pedidos de candidaturas. O uso do sistema é obrigatório para a realização de todos os tipos de pedido: coletivo, individual, de vagas remanescentes e de substituição.
Após serem digitados os dados das agremiações concorrentes e dos candidatos, o pedido é gravado por mídia, que deve ser entregue diretamente nas sedes dos cartórios eleitorais responsáveis pelo registro de candidatos, juntamente com as vias assinadas dos formulários impressos pelo sistema e demais documentos requeridos.
Os pedidos de candidaturas devem ser entregues nos cartórios eleitorais até às 19h do dia 15 de agosto.