PUBLICIDADE

TRE julga ação eleitoral contra Silval Barbosa na próxima semana

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga em sessão marcada para a próxima terça-feira (08), ação de investigação eleitoral interposta nas eleições gerais de 2010 pela coligação Mato Grosso Melhor pra Você, encabeçada pelo empresário Mauro Mendes, contra o governador Silval Barbosa (PMDB) e o vice-governador, Chico Daltro (PSD), adversários à época, eleitos. Parecer do Ministério Público Eleitoral é pela procedência do pedido, mas existem sinais na Justiça Eleitoral de que a posição do MPE poderá não ser acatada. É que pesa sobre o Pleno do TRE a responsabilidade de ter exata segurança sobre provas documentais, não sendo obrigação dos membros da Corte Eleitoral seguir posição da Procuradoria Eleitoral.

Na representação, a coligação então encabeçada por Mauro Mendes, com participação do PPS, PDT, PV e PSB, denunciou o então adversário Silval Barbosa por suposta irregularidade no processo eleitoral. Então presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Enock Alves, teria enviado memorando aos servidores convidando-os para uma reunião. O encontro, como sugere a ação, contaria com a participação de Silval Barbosa. A legislação veda esse tipo de ação. No parecer, a procuradora regional eleitoral substituta, Ana Paula Fonseca de Góes Araújo, se manifestou pela procedência do pedido, que enseja cassação de diploma além da declaração de inelegibilidade dos representados. A assessoria jurídica de Silval Barbosa confia na justa análise do Pleno do TRE, considerando que não houve tal falha ou irregularidade, sendo que o encontro ocorreu fora do expediente de serviço, o que é previsto na legislação eleitoral.

Mauro Mendes questionou ainda no período outros procedimentos utilizados pelos adversários na campanha eleitoral, como abuso de poder econômico. Em resposta, à época, a equipe liderada por Silval Barbosa destacava a preocupação do gestor em assegurar cumprimento das regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Chico Daltro, advogado, colaborou durante a campanha com orientação sobre os corretos procedimentos, em respeito à legislação eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE