A presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso enviou hoje ofício a todos os candidatos a cargos eletivos, requisitando a lista complementar com os nomes dos cabos eleitorais contratados para trabalhar nas eleições gerais de outubro. O presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, estipulou prazo até ao meio-dia de sábado (2), véspera das eleições, para os candidatos enviarem a listagem à Justiça eleitoral. O candidato que não atender à determinação responderá a processo na Justiça Eleitoral por omissão de documentos.
A medida visa coibir crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos. No ofício, o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, também informa sobre a proibição legal de cabos eleitorais realizarem campanha no dia das eleições. "No dia 03 de outubro, só é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, que poderá ser revelada através de bandeiras, broches ou adesivos. Não há lugar para cabos eleitorais ou manifestações que venham interferir na vontade do eleitor. Os envolvidos em casos de boca de urna serão detidos e encaminhados à Polícia Federal", ressalta o presidente do TRE no documento.
O prazo inicial para apresentação da relação dos contratados encerrou-se no dia 22 de setembro, cabendo apenas a complementação das informações.