O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera ser notificado hoje para recontar os votos dos candidatos a deputado federal. Isso deverá garantir a Nilson Leitão (PSDB) assumir a vaga ocupada por Ságuas Moraes (PT). A decisão atenderá determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que voltou atrás e deferiu registro do candidato Willian Dias (PTB), barrado inicialmente com base na Lei da Ficha Limpa.
O secretário Judiciário do TRE, Breno Gasparoto, afirma que após a notificação o Tribunal vai agendar nova totalização que precisará ainda ser submetida ao plenário. Com o novo cálculo, serão computados os 2.098 votos de Willian Dias para a coligação de Nilson Leitão (Jonas Pinheiro).
A contagem dos votos de Willian mudará o desempenho da coligação Jonas Pinheiro, pois Willian foi beneficiado com o adiamento da aplicação da Lei da Ficha Limpa para 2012. Desde as eleições de outubro de 2010, só houve uma nova totalização, a que garantiu a reeleição do deputado federal Pedro Henry (PP). A expectativa era que o TSE comunicasse ontem o TRE sobre a decisão que beneficiou o petebista.
Rodízio – Apesar da iminência de perder a vaga, Ságuas Moraes vive a expectativa de continuar na Câmara Federal através de um acordo com os deputados da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”. Ele discute o assunto amanhã com Homero Pereira (PR), Carlos Bezerra (PMDB) e Wellington Fagundes (PR).