A partir do próximo ano, a maior cidade do Nortão passará a contar com duas zonas eleitorais. A 32ª Zona Eleitoral deixará de atender somente o município de Pedra Preta e será transferida para Sinop. Atualmente, os municípios de Sinop, Vera, União do Sul, Cláudia, Santa Carmem e Feliz Natal formam a 22ª Zona Eleitoral que tem um total de 101.460 eleitores. Esta é a zona eleitoral com o maior número de votantes em Mato Grosso.
A resolução do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso dispõe que a 32ª ZE abrangerá integralmente o eleitorado de Cláudia e União do Sul e parte dos eleitores de Sinop. “Considerada toda a região ao norte da Estrada da Glória e das avenidas da Saudade, governador Júlio Campos e Brasília, e a partir do término desta última, da linha imaginária traçada com igual sentido e direção, até o advento de seu prolongamento”, consta, na decisão.
Já a circunscrição da 22ª ZE abrangerá integralmente os municípios de Vera, Santa Carmem e Feliz Natal, além de parcialmente Sinop. “Considerada toda a região ao sul da Estada da Glória e das avenidas da Saudade, governador Júlio Campos e Brasília, e a partir do término desta última, da linha imaginária traçada com igual sentido e direção, até o advento de seu prolongamento”.
Com o remanejamento, a 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis passará a abranger o eleitorado de Pedra Preta. Este município conta com um número de 11.995 eleitores, de acordo com informações do Tribunal.
Pelo cronograma do TRE, no dia 29 de novembro deste ano será realizada a transferência eletrônica do eleitorado de Pedra Preta da 32ª para a 46ª zona eleitoral de Rondonópolis. No dia 19 de janeiro de 2011, será feita a transferência eletrônica parcial do eleitorado de Sinop e integral dos municípios de União do Sul e Cláudia, pertencentes a 22ª, para a sede da 32ª. No dia 21 de janeiro do próximo ano, está marcada a instalação física e inauguração da 32ª de Sinop.
O último levantamento realizado pelo TRE-MT, em julho deste ano, aponta que Sinop tem 75.698 eleitores; Vera, 9.138; Feliz Natal, 6.081; Cláudia, 7.331; União do Sul, 2.585; Santa Carmem, 3.087.