A Comissão de Votação Paralela para as Eleições de 2010 já foi designada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro. Os membros da comissão deverão planejar, organizar e conduzir todos os trabalhos relativos ao seguro funcionamento das urnas eletrônicas.
A Comissão responsável pela Votação Paralela é composta pelo juiz Lídio Modesto da Silva Filho, juiz-membro substituto do TRE/MT que atuará como presidente e os membros Erivelto bastos Novais, Lealdo Floresta de Oliveira, Rosely Saboia Pimentel Saldanha e Mara Lúcia Chepp, técnicos e analistas judiciários do quadro deste Regional.
O Ministério Público Eleitoral também deverá designar um representante para acompanhar os trabalhos realizados pela Comissão designada.
A Votação Paralela é uma auditoria realizada através de sorteio, por amostragem, com a finalidade de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso. A Votação é realizada em um único local designado pelo TRE, no mesmo dia e horário da votação oficial. Nenhuma urna preparada poderá ser excluída do sorteio.