A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso registrou o total de 3.588 ocorrências no ano passado. Desse total, foram 498 pedidos de informações, 278 dúvidas, 20 elogios, 192 reclamações, 39 sugestões e 2.561 denúncias, registradas por meio do serviço telefônico Disque-Denúncia disponibilizado à população no período eleitoral de julho a outubro.
Por meio do formulário que está disponível na página do TRE, o cidadão pode fazer reclamações, tirar dúvidas, prestar informações ou mesmo oferecer sugestões. De acordo com o servidor, Rafael Riato, a Ouvidoria possui um trabalho de atendimento tanto ao público externo como interno. Segundo ele, os casos mais frequentes são de reclamações e denúncias de propaganda eleitoral, registrada no período que antecedeu as eleições municipais de 2008. A maioria das denúncias foram feitas por telefone, sendo poucas por cartas e pessoalmente.
Com o disque denúncia, serviço gratuito oferecido pelo TRE no período eleitoral, por meio do número 0800 647 8191, a Ouvidoria registrou o total de 2.561 denúncias nas eleições municipais de 2008 no Estado. Somente em Cuiabá foram 787 ocorrências no período eleitoral, que corresponde aos meses de julho, agosto, setembro e outubro. Propagandas irregulares, boca de urna, compra de voto, e reuniões promovidas pelos candidatos com eleitores, foram as denúncias mais recorrentes.
Em Várzea Grande, o serviço recebeu 231 denúncias, entre elas, compra de voto e propaganda eleitoral. No município de Rondonópolis totalizam 142 denúncias e em Barra do Garças, o serviço registrou 67 ocorrências. Entre as denúncias, foram apontadas crimes de propaganda eleitoral irregular, abuso de poder econômico, entre outros, como os de maior relevância no período eleitoral.
O atendimento da Ouvidoria Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 19h. Pelo número 0800 647 8191, o cidadão pode fazer a denúncia ou pode comparecer pessoalmente à Ouvidoria. Outro mecanismo é o meio eletrônico, ao preencher o formulário disponível no site do TRE: www.tre-mt.gov.br. Quem não possui acesso a internet pode enviar carta no seguinte endereço: avenida Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.750, bairro Bosque da Saúde.