PUBLICIDADE

TRE confirma data para nova eleição de prefeito em cidade de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, assinou, ontem, portarias sobre as eleções para prefeito, dia 20 de fevereiro, no município de Rio Branco. Será a oitava eleição suplementar em Mato Grosso, referente ao pleito de 2008, devido a crimes graves cometidos pelos então prefeitos eleitos e que foram retirados de seus cargos. Já foram eleitos novamente prefeitos em Novo Horizonte do Norte, Araguainha, Santo Antônio do Leverger, Ribeirão Cascalheira, Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio.

Uma das portarias assinadas nesta terça-feira trata das regras e fixa o calendário da eleição suplementar. A outra estabelece as normas para a arrecadação, aplicação de recursos e prestação de contas dos gastos da campanha. Ambas entrarão em vigor no dia 11 de janeiro do próximo ano, e devem ser ratificadas pelo Pleno do TRE-MT na primeira sessão de 2011, que será realizada em 18 de janeiro.

A eleição suplementar é necessária porque o prefeito e o vice-prefeito do município eleitos em outubro de 2008, respectivamente Antônio Malanezi (PT) e José Miguel, tiveram o mandato cassado pelo Pleno, por compra de votos. O recurso eleitoral protocolado por eles foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral no dia 21 de outubro passado. O prefeito e o vice opuseram Embargos de Declaração, cujo julgamento foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral no dia 7 de dezembro.

A portaria que estabelece as normas e fixa o calendário eleitoral para a realização da eleição suplementar diz que poderão participar destas eleições os partidos políticos que, até 20 de fevereiro de 2010, tenham registrado seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral e tenham, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição do pleito, devidamente anotado no Tribunal Regional Eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE