O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu 574 pedidos de registro de candidaturas para as eleições de outubro e apenas quatro processos ainda não foram analisados. Todos são de substituição de candidatos, decorrentes de indeferimentos ou renúncias. Foram concedidos 494 registros e negados 41 (sendo 13 com recurso). Houve 35 pedidos de renúncias.
Os dados parciais foram atualizados ontem um dia após o prazo estabelecido pelo calendário eleitoral para finalização dos julgamentos. O prazo final para julgamento é também o termo final para a substituição de candidatos, salvo na situação de falecimento. Dentre os pedidos de registro, 48 são requerimentos de partidos ou coligações e 526 são Requerimentos de Registros de Candidatura Individual.
Não constarão nas urnas as candidaturas indeferidas com trânsito em julgado e aquelas decorrentes de renúncia. Além dos deferidos, irão para as urnas os candidatos indeferidos que recorreram da decisão e aqueles que na data do fechamento do sistema ainda aguardam julgamento.
O presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressalta que os julgamentos têm sido conduzidos com o rigor necessário. “O grande número de registros de candidatura deferidos demonstra que as reuniões com os representantes dos partidos realizadas pelo Tribunal surtiram o efeito esperado, que era repassar orientações importantes quanto aos requisitos exigidos pela legislação eleitoral”, avalia, através da assessoria.