O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso iniciou, hoje, a operação logística de envio das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais nos 142 municípios. Hoje, na primeira etapa, são 2.194 urnas, dos modelos 2022, 2020, 2015 e 2013, que estão sendo enviadas para 22 cartórios eleitorais.
O coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE, Salomão Fortaleza, que serão aproximadamente sete mil urnas encaminhadas aos municípios. “Até o dia 13 de setembro iremos concluir este processo. Em Cuiabá, restarão em torno de três mil urnas, que serão utilizadas na capital e em Várzea Grande. No total, para toda a eleição, no estado, temos cerca de nove mil urnas eletrônicas, para atender as 57 Zonas Eleitorais”.
Ele também explica como os equipamentos são mantidos, antes de sair do TRE. “É dada a manutenção e são feitos os testes que as mantêm funcionando. Elas saem de Cuiabá sem sistemas e sem dados e, quando chegam ao interior, os cartórios eleitorais as preparam para as eleições. Então, só mesmo a partir da carga e lacre é que elas vão ficar prontas para a votação”, acrescenta Salomão Fortaleza.
Este é o início da operação logística, que contará ainda com a etapa de distribuição das urnas para 1.502 locais de votação. “Após as cerimônias de carga e lacre, na véspera da eleição, elas são distribuídas para os locais de votação, utilizando um outro serviço de transporte logístico”, explica o coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.