Restam apenas quatro processos para que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) conclua o julgamento dos 482 requerimentos de registros de candidaturas (RRCs) protocolados. Ao todo, foram 379 deferimentos, 61 indeferimentos e 38 renúncias.
“Os quatro registros que hoje estão pendentes referem-se a candidatos que foram indicados para substituir outros e todos os esforços já estão sendo empreendidos para os seus julgamentos. Todos os requerimentos de candidaturas de substitutos que forem protocolados no Tribunal dentro do prazo legal, terão seus tramites processuais e julgamentos respeitados”, afirmou o presidente, desembargador Juvenal Pereira da Silva.
Nos próximos dias, o tribunal pode receber novos pedidos de RRCs de candidatos que entram na disputa eleitoral como substitutos. Isso porque o candidato que falecer, renunciar ou tiver seu registro indeferido pode ser substituído por outro, a critério do partido ou coligação. O prazo para requerer a substituição é de dez dias, a contar do fato que deu causa a sua autorização.