O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso homologou hoje, por unãnimidade, o cancelamento de 59.309 títulos de eleitores que não compareceram a revisão eleitoral realizada em 41 municípios do Estado. Peixoto de Azevedo lidera a lista e perder 5.552 eleitores. Em Colniza foram 3.821, Paranatina, 3.021, em Carlinda foram 2.221, em Matupa, 2.211, em Apiacás, 1.400.
A revisão do eleitoral foi determinada pelo Tribunal Superior eleitoral em outubro de 2007, e abrangia inicialmente 40 municípios. O TRE de Mato Grosso, considerando a relação eleitorado/população, acrescentou mais duas cidades onde os eleitores deveriam comprovar o domicilio eleitoral sob pena de cancelamento do documento. O procedimento de revisão nos municípios teve inicio em 05 de novembro e se estendeu até 15 de dezembro de 2007.
Segundo a Corregedoria Eleitoral, o índice de comparecimento foi satisfatório tendo em vista os índices obtidos em outras revisões eleitorais executadas pelo Tribunal. “A revisão do eleitorado nos municípios vai garantir a lisura das eleições municipais deste ano, pois identificamos os eleitores que não possuem mais vínculo com as localidades”, declarou o corregedor eleitoral em exercício e relator dos processos de revisão eleitoral, desembargador Díocles de Figueiredo.