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Travessias urbanas no Nortão são avaliadas pelo DNIT

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A travessia urbana da BR-163 foi o principal assunto discutido, neste final de semana, entre os prefeitos de várias cidades do Nortão e o diretor geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Mauro Barbosa, que esteve na região para verificar, in loco, a situação das rodovias federais em Mato Grosso.

Em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, a travessia urbana da BR requer melhorias. No caso de Sinop, ainda existe um trecho para ser concluído. E os problemas surgem em decorrência do grande tráfego de caminhões, carros e pedestres.

Ainda no sábado, Mauro Barbosa esteve em Guarantã do Norte, onde a prefeitura conta com R$ 11 milhões para a construção da travessia urbana. De lá, a comitiva seguiu pela BR-163 até a divisa com o Pará, num trecho de 55 quilômetros de estrada de chão que estão sendo restaurados através de um convênio entre o governo estadual e a prefeitura local. A intenção é pavimentar a rodovia e, para isso, o deputado federal Welinton Fagundes assumiu o compromisso de incluir uma emenda no orçamento geral da União.

Em Matupá, o diretor do Dnit visitou uma ponte que já foi construída com recursos do Ministério da Integração Nacional e outra que ainda está sendo construída. Na cidade, o governo federal está investindo R$ 1,5 milhão para urbanização de três lagos. Desse total, R$ 1 milhão foi garantido por emenda do deputado Welinton.

A cidade também será beneficiada com a construção da travessia urbana. O projeto já está aprovado em Brasília e deve receber investimentos de R$ 3,5 milhões.
Em Peixoto de Azevedo, Mauro Barbosa conheceu o projeto de construção da travessia urbana, obra orçada em R$ 6 milhões, e a construção de uma feira coberta para o pequeno produtor rural.

Em seguida, a comitiva percorreu o trecho em construção da BR-163, até Terra Nova do Norte, num total de 26 quilômetros, realizada em convênio com o governo do Estado.
Outra cidade que sonha com a construção da travessia urbana é Itaúba. A obra já está em fase de projeto. Outra obra reivindicada pela população é a contenção de uma erosão. No médio norte, a comitiva esteve em Diamantino, onde um trecho da BR-364 está em construção e deve ser inaugurado em 60 dias, segundo previsão do diretor do Dnit, Mauro Barbosa.

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