A remodelação no trânsito de Sorriso será feita de forma gradativa. Está prevista a implantação ainda neste ano de duas grandes rotatórias, uma na avenida Tancredo Neves e outra na avenida Porto Alegre. “Temos intenção de implantar também uma em frente ao shopping. Queremos fazer de 22 a 24 modificações no trânsito, mas não podemos fazer tudo de uma vez por falta de recursos”, afirmou o prefeito Dilceu Rossato.
Essas mudanças fazem parte do Plano de Estruturação Urbana “Sorriso 2020”, visando o melhoramento do trânsito no perímetro urbano. Desde o ano passado, algumas ruas do centro da cidade já sofreram modificações transformando-se em via de sentido único, e outras ainda terão seu sentido alterado.
Após as mudanças nos sentidos das ruas, será necessária a implantação de cerca de 20 rótulas, também conhecidas como rotatórias. As rótulas que facilitarão o tráfego no município deverão ser implantadas na Perimetral Sudoeste, Perimetral Nordeste, avenidas Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil. Ainda poderá haver rótulas nos cruzamentos da Curitiba, Blumenau, Porto Alegre, Marginal Esquerda, Marginal Direita e Natalino João Brescansin com a Foz do Iguaçu e Bené.
O Plano de Estruturação Urbana – Sorriso 2020, elaborado pela Equipe Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba, tem o objetivo de projetar o desenvolvimento sócio-econômico-urbanístico para a cidade e Município nos próximos 20 anos. O plano contempla o aspecto urbanístico, definindo áreas de expansão urbana, áreas de incremento industrial, área de outros serviços; um sistema viário adequado para a situação presente, com perspectivas futuras; e um programa de saneamento básico, compatível com os padrões de desenvolvimento que valorizem a qualidade de vida.